segunda-feira, 8 de maio de 2017

Uma mãe é capaz de suportar tudo pelo filho, inclusive a canalhice do pai!

"ABRIU AS PERNAS, AGORA AGUENTA!". 

Ouço essa frase com uma frequência absurda, principalmente vindo de pais, que tentam se esquivar da paternidade e tudo o que ela proporciona. 
Mas aguentar mais o que? 
Porque convenhamos, se o intuito da frase era desafiar uma mãe a aguentar as responsabilidades que a maternidade tráz, você errou feio amigo! Tem muita mulher, que é mais "homem", do que muito homem que se acha o fodão. 
Uma mãe é capaz de aguentar várias noites sem dormir, cuidando do filho, e mesmo assim, acordar no outro dia com olheiras enormes, mas um sorriso gigante no rosto pra trabalhar e suprir as necessidades da criança. 
Uma mãe aguenta subir uma ladeira inteira a pé, com a criança no colo, mesmo após um dia cansativo de trabalho, aguenta andar de uma ponta à outra da cidade, pra levar o pequeno ao hospital. 
Mesmo com a cabeça e a vida cheia de problemas, uma mãe é capaz de aguentar um pai idiota falando que ela gasta o dinheiro da pensão se divertindo, quando aquela miséria mal dá pra pagar as fraldas do mês. 
Uma mãe aguenta os mais diversos desaforos vindos de pessoas que sequer sabem o que se passa na vida dela e da criança, e mesmo assim prossegue cuidando, educando e protegendo os filhos. 
Uma mãe aguenta qualquer desafio que envolva a felicidade dos filhos, sem medir esforços. 
Uma mãe aguenta o "diabo", e passa por cima de qualquer um que ousar arrancar uma lágrima sequer dos filhos. 
Passa perrengue com as contas do mês, mas aguenta manter todas as despesas em dia. 
Passa constrangimento na fila do supermercado, por não ter dinheiro pra levar um danone pro filho, mas aguenta sozinha até onde o filho quiser ir. 
Uma mãe pula, contorna ou derruba qualquer obstáculo que envolva o futuro do seu filho. 
Aguenta isso e muito mais, inclusive essa penca de moleques, que se julgam homens ao deitar na cama e fazer um filho, mas não aguentam sequer conviver com a responsabilidade de carregar o título de "´pai". 
Uma mãe aguenta muita coisa. 
Quem não aguenta nada, é você, "papai" figurante!
"GOZOU, AGORA AGUENTA!", mas relaxa, se você não aguentar, a mãe aguenta!

- Rafael Gonçalves

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Nunca chame uma mãe de "Vagabunda"!


VAGABUNDA!

Ela é a melhor mãe do mundo. Cuida sozinha da criança, passa todos os perrengues do dia a dia para que não falte nada em casa. Ela recebe uma miséria de pensão do progenitor, digo "pai", e ainda é obrigada a ouvir que está gastando aquela "fortuna" em proveito próprio. Acorda cedo, depois de uma noite mal dormida, conferindo a respiração do bebê, faz café, faz papinha, toma banho com a criança no colo ou corre pelada pela casa pra ver se ele tá bem, vai pro trabalho, deixa na mãe ou com a babá, volta do almoço, faz papinha, troca frauda, junta bagunça, come mal, volta pro trabalho, chega no final do dia, busca o filho, cuida, brinca, educa, alimenta, coloca pra dormir e desmaia de cansaço, até a próxima hora. Para o filho e todos aqueles que estão próximos, ela é a SUPER MÃE, mas para o pai, ela é apenas a "Vagabunda".

A "vagabunda" que engravidou nova do "Super pai", e que ao invés dos parabéns, ouviu 2 horas de sessão descarrego e uma sugestão de aborto, de um irresponsável que sequer se importou se aquilo a mataria, ou o que estava por vir da família dela, afinal, o "Super pai" precisaria manter o status, ostentar na balada e carregar o "fardo" de ter um filho, seria muito pesado para aquele jovem rapaz.

Agora a "vagabunda" vai ter que passar a gestação inteira contando apenas com a própria sorte e com alguma das poucas amigas que lhe sobrarem. Talvez a mãe ajude, ou então ela terá que aprender coisas da maternidade nas pesquisas do Google. Mas ela vai superar tudo, inclusive o fato do "Super pai" só aparecer no dia do nascimento, ficar uns minutos, tirar uma bela fotinha com a doce legenda: "Luz da minha vida. Papai ama".

De quebra vai chover comentários elogiando o paizao e parabenizando pelo nascimento. Pobres inocentes. A "Vagabunda" vai penar para se virar e dar conta de tudo sozinha, enquanto o "Super pai" vai aparecer vez ou outra pra ver a criança já limpa, alimentada e bem vestida, e fazer mais uma sessão de fotos com legendas do tipo: "Você mudou a minha vida. Obrigado Deus". Nessas horas eu acredito que Deus coloca a mão sobre a cabeça e responde baixinho: "agradeça a mãe dele".

Festa de um ano e lá está a "Vagabunda" preocupada com 30 dias de antecedência, parcelando tudo em 45 prestações de forma que fique impecável. O "Super pai" vai aparecer com a nova namorada e de quebra vai fazer aquela festa temática com o filho no colo e chapéuzinho de aniversário. Os comentários serão do tipo: "Parabéns. Festa linda. Papai do ano". Foda-se se a mãe quem organizou tudo.

Um bom tempo depois, surge uma baladinha e a super mamãe é convidada pra se divertir um pouco. Ora, ela merece! Depois de ouvir muito, a mãe fica com o filho. Primeira foto na balada e os defensores da liberdade, senhores da razão, juízes de redes sociais já soltam nos comentários: "Deixou o filho com quem?!", "volta cedo pra casa", "irresponsável", e outras coisinhas. Nas rodinhas de amigos, ela será a "vagabunda" que comprou o ingresso com dinheiro da pensão, ou que pagou o salão com o mesmo dinheiro. Pobres idiotas, com a miséria que o pai paga, mal daria pra fazer uma progressiva que preste. As fofocas se estenderão por semanas.

Isso é retrato fiel do que eu mais vejo e ouço no meu dia a dia de advogado, atuante no Direito Familiar, e talvez seja um dos motivos pelo qual eu defenda tanto essas mães GUERREIRAS, que são obrigadas a passar por esses pequenos grandes constrangimentos. O que me deixa menos revoltado, é saber que uma SUPER MÃE, é capaz de tudo pelo filho, inclusive suportar alguns vagabundos que se consideram "Super pais", quando na verdade, não passam de moleques mimados, agraciados por uma legião de seguidores hipócritas, num país onde ser mãe e criar o filho sozinha não é tão foda quanto ser pai de Facebook.

Um abraço fraterno à todos que irão vestir a carapuça e um super beijo a todas as mães, que merecem os aplausos da sociedade por serem tão fodas!

- Rafael Gonçalves


PS: Existem pais exemplares, que não merecem ler isso. Por isso, se você for um bom pai, ignore o texto e deixe a carapuça vestir na maioria absoluta.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Escolha quem te quer bem, pois o resto, está só de passagem

Não deu certo?
Se decepcionou?
Está triste?
Jurou não acreditar em mais nada e ninguém?

Parabéns! Você já deve ter passado por uma dessas fases, ou talvez, todas juntas. Acredito que no decorrer de nossas vidas, várias pessoas passarão por nós, umas irão deixar marcas, outras, nem tanto, mas todas elas deverão ser esquecidas, ou pelo menos, lembradas com menos frequência.

Certa lenda chinesa diz que a única função dessas pessoas que "passam e não ficam" é preparar você para receber a tão esperada "pessoa da sua vida". Aquela que fará valer a pena todos os minutos de sofrimento, desgastes, choros, dor e desânimo. Aquela que fará você entender o motivo de não ter dado certo com nenhuma outra.

No entanto, nem sempre percebemos essa pessoa em nossas vidas, e por vezes, a dispensamos sem ao menos darmos uma chance pra ela provar o porquê tanta insistência, mesmo quando não merecíamos.

Essa pessoa permanecerá ali por um tempo, fará coisas estranhas para ganhar a sua atenção, vai estar ao seu lado em alguns momentos ruins, vai te fazer rir quando sua única vontade será chorar.

Essa pessoa vai te fazer crer que vale a pena acreditar no amor, mesmo com tantas idas e vindas, mas como nada é eterno, se não for recíproco, o sentimento se esgota, e essa pessoa irá lhe aplicar uma doce lição, dando início à partida.

Essa pessoa nunca vai te abandonar instantaneamente, fique tranquila. A despedida é tão longa, que chega a ser quase imperceptível, pois ela prefere que você congele as lembranças, para te preservar.

Você certamente lembrará de alguém exatamente assim. Talvez ainda dê tempo, ou não. A ideia é simples, se você sofre por alguém que não se enquadre nessas características, há grandes chances dela não ser a pessoa da sua vida.

Abra as janelas, as portas, troque a música e lave o rosto. Acorde! Você não vai querer esbarrar com a "pessoa da sua vida" desse jeito né?! Atenção nos detalhes, sempre.

E a propósito, isso não é uma lenda chinesa. É apenas a minha teoria de vida.

Por Rafael Gonçalves
@rafagoncalvesoficial